Usar aparelho dental não precisa ser chato. Com técnicas modernas e acompanhamento adequado, você pode sorrir com confiança enquanto desfruta plenamente dos seus hábitos alimentares e vida social, e mantendo sua higiene e saúde bucal sempre em dia.
Nos próximos minutos eu vou te convencer que, ao contrário do que você pensa, alinhar os dentes não precisa ser chato, com restrições alimentares e sacrifícios sociais.
Você pode alcançar a liberdade de sorrir com confiança enquanto desfruta plenamente dos seus hábitos alimentares e vida social, sem interrupções e restrições.
O tratamento ortodôntico (com o famoso aparelho dental) não significa apenas ir mensalmente ao dentista, durante 3-4 anos, para "trocar borrachinha", enquanto sua higiene bucal muitas vezes fica de lado, comprometida. Seu tempo vale mais do que isso! A manutenção da sua higiene, a sua SAÚDE e o seu bem-estar é o que mais importa!
Quero te mostrar que, percorrendo uma jornada focada em autocuidado e transformação pessoal, com acompanhamento humanizado e personalizado, e mais foco em PREVENÇÃO, você viverá com autoestima, saúde e bem-estar. Você vai descobrir que pode conquistar o sorriso dos seus sonhos em menos tempo do que jamais imaginou! E com menos sacrifícios!
Eu sou a Dra. Flávia Boniatti, gestora clínica da BENEZZE Odontologia & Bem-Estar, sou dentista há 10 anos, e especialista em ortodontia. Nos últimos 6 anos eu estou a frente de 3 clínicas aqui em Campinas-SP. Neste tempo, eu e minha equipe (que é formada por especialistas em todas as áreas da odontologia) já cuidamos de mais de 3 mil sorrisos!
Minha maior satisfação é chegar ao final do tratamento e ver a realização, a satisfação de cada paciente após conquistar o sorriso que sonhava. Acredito que todos merecem o sentimento de autoconfiança e autoestima que um sorriso bonito e saudável nos proporciona.
Mas também acredito que ter os dentes alinhados através do simples uso do aparelho dental, recuperando a FUNÇÃO, não é suficiente para ter um sorriso bonito e saudável. CONTROLAR a saúde bucal, através de exames e procedimentos preventivos, é o que realmente garante qualidade de vida, saúde e bem-estar!

Há pouco tempo atrás, eu estava em um barzinho com alguns amigos aqui em Campinas, e uma amiga comentou que estava incomodada com a aparência. Isso por causa de dois dentes que estão fora do lugar. Ela disse que todos dias, quando se olha no espelho, sente que aquela imagem que vê não é a sua melhor versão. Ouvindo a minha amiga, eu percebi naquelas palavras que ela está com um sério problema de autoestima baixa.
Ela continuou falando, e comentou que já pensou em voltar ao dentista para colocar aparelho novamente. Sim, ela já usou aparelho e fez tratamento ortodôntico quando era mais nova. Mas com o tempo acabou descuidando um pouco do uso da contenção, e aí não tem jeito: realmente os dentes podem sair do lugar novamente.
Mas enfim, ela disse que tem pavor só de imaginar um novo tratamento. Quando era mais nova, ela ficou 4 anos, segundo ela, “penando” e brigando todos os dias com aquelas pecinhas metálicas que caem toda hora, que enroscam nos alimentos, que impedem de comer amendoim, torresmo, pipoca… ela chegou até a sofrer um pouco de bullying na época da escola por causa do “sorriso metálico”.
E vivia indo ao dentista, com aquela sensação que estava sempre no dentista, mas apenas “trocando borrachinha”, porque não dava tempo de mais nada. Enquanto isso, a higiene bucal era totalmente comprometida porque o aparelho fixo, segundo palavras dela, “é chato”: é ruim de escovar, difícil de passar fio dental, etc.
Eu me identifiquei muito com a história da minha amiga porque, sim!, eu também passei pela experiência de usar aparelho fixo metálico há uns anos atrás. Então cheguei em casa, aquele dia, e fiquei pensando… tem que haver alguma forma de fazer com que a experiência do tratamento ortodôntico (do uso do aparelho) não seja chata, seja mais prazerosa, e não interfira nos hábitos alimentares, de higiene, e sociais!
Eu comecei questionando: por que a experiência com tratamentos convencionais é tão ruim para a maioria das pessoas?
E percebi que a grande maioria das pessoas acredita que apenas alinhar os dentes, com o aparelho, é suficiente para ter um sorriso bonito e saudável. E esta crença é tão forte que o próprio dentista, que está sempre com a agenda cheia e nunca tem muito tempo para dar atenção à outras particularidades de cada paciente, acaba focando apenas na manutenção mensal do aparelho. Comigo também era assim…
E aí o paciente fica com a sensação que está indo ao consultório apenas para ficar trocando borrachinha (ou quando come pipoca e cai alguma pecinha! que daí precisa colar com urgência…), e enquanto isso continua com a saga de não conseguir comer tudo o que gostaria, e de não conseguir higienizar direito os dentes por conta das pecinhas metálicas que ficam atrapalhando. E, convenhamos, você precisa de muita paciência, e tempo!, para manter a higiene bucal durante o uso de aparelho fixo.
O problema é que, como ninguém tem tempo e todo mundo (dentista e paciente) cai nesta rotina de manutenções mensais apenas do aparelho, a saúde bucal acaba ficando de lado. É muito normal que, após um certo tempo de tratamento, comecem a surgir outros problemas: dentes que precisam ser restaurados, tártaro acumulado, cárie… e até mesmo o temido TRATAMENTO DE CANAL. E aí você acaba gastando muito mais dinheiro com um tratamento que deveria ser tranquilo.
Na verdade, nem é só o dinheiro, mas os problemas de baixa autoestima (que nem a minha amiga que estava incomodada com a aparência), que podem afetar até mesmo sua saúde mental. E além disso, problemas mais graves nos dentes, que também são causados por má higiene, como cáries e inflamações que requerem tratamento de canal, e acabam afetando toda sua saúde: desde simples dores de cabeça, até bactérias que podem se propagar para pulmão, coração e outros órgãos, causando problemas muito mais sérios. Enfim, durante o tratamento com aparelho, toda a sua qualidade de vida é seriamente comprometida.
Mas na verdade não precisa, e não deve, ser assim! Você vai ver que é possível realizar o tratamento para alinhar os dentes em menos tempo que você imagina, e desfrutando plenamente de seus hábitos alimentares e vida social. E, mais importante ainda, mantendo sua SAÚDE e seu BEM-ESTAR geral.

Talvez você já tenha ouvido falar dos alinhadores invisíveis. Hoje em dia tem várias marcas fazendo propaganda em mídias abertas diretamente para o público (invisalign, clear correct, etc.), então é bem provável que você até mesmo já conheça alguém que utiliza (e pode nem ter percebido, já que são alinhadores transparentes!).
Esses aparelhos são a última tendência em questão de tratamento ortodôntico, muitos dizem que são o futuro da ortodontia! Eles são praticamente imperceptíveis e se encaixam perfeitamente na sua rotina. Com eles, você pode desfrutar de uma refeição sem restrições, falar naturalmente e sorrir com confiança.
Em resumo, os alinhadores...
- são discretos: os alinhadores realmente são quase invisíveis, permitindo que você sorria sem se preocupar com a aparência.
- proporcionam liberdade: você pode comer o que quiser, sem restrições alimentares. Isso porque você poderá simplesmente retirar o aparelho para se alimentar, para comer sua pipoquinha, amendoim, ou aquele torresmo crocante!
- são muito mais confortáveis que aparelho fixo: são feitos de um material confortável, adaptando-se suavemente aos seus dentes.
- são eficientes: com os alinhadores invisíveis, seu sorriso pode ser transformado em bem menos tempo que com o tradicional aparelho fixo. Os tratamentos levam em média 6 a 18 meses, sendo que a grande maioria demora de 9 a 12 meses, ou seja, menos de 1 ano!
- são mais fáceis de higienizar: como você pode retirar o aparelho para escovar os dentes e usar fio dental, a higienização dos dentes não interfere muito na sua rotina diária.
Então, ao realizar o tratamento com os alinhadores invisíveis, você não apenas alcança um sorriso perfeito, mas também mantém sua liberdade e conforto!
"Tudo bem Dra, mas até aí não tem nenhuma novidade! Os aparelhos invisíveis já existem há um tempo!"
Sim! Os alinhadores já estão por aí há um bom tempo, e são cada vez mais utilizados. Eles representam o inicio da solução para o problema. Se quisermos que a experiência do tratamento seja mais prazerosa, e não interfira nos hábitos alimentares, de higiene, e sociais!, o primeiro passo é utilizar alinhadores invisíveis no lugar do aparelho fixo tradicional. Mas esta simples troca não é tudo!
O que eu percebi que acontece com a maior parte dos pacientes que estão optando pelo tratamento com alinhadores invisíveis, é que os benefícios do aparelho (estes que comentei antes), em algum momento, acabam se tornando vilões! Vou explicar melhor…
São tantos benefícios (discrição, conforto, liberdade, eficiência, facilidade de higienização, etc.), que os pacientes simplesmente relaxam! É natural…
Como não precisa “trocar borrachinha” e fazer manutenções mensais (ao invés disso, você mesmo pode trocar os conjuntos de alinhadores de tanto em tanto tempo), naturalmente a relação dentista-paciente acaba ficando um pouco mais distante.
Com o aparelho fixo, o paciente via o dentista várias vezes, mas todo tempo era gasto com as manutenções em si. Não sobrava tempo para olhar para a higiene e saúde bucal. Agora, com o alinhador invisível, o paciente vê o dentista muito menos, e esta “independência com o tratamento” acaba fazendo com que, novamente, pouca atenção seja dada para a saúde bucal de forma mais ampla. E assim, você já sabe, outros problemas mais graves (restaurações, tártaro, cáries, tratamento de canal…) vão acabar aparecendo uma hora ou outra. Você pode até alinhar seus dentes, mas não terá aquele sentimento de autoestima e bem-estar que só quem está com a saúde bucal em dia consegue atingir.
"Mas Dra., então o que falta?"
As palavras chaves são PREVENÇÃO e acompanhamento humanizado e personalizado. Foco na saúde bucal por completo, e não apenas no alinhamento dos dentes.
Após o gatilho gerado pela conversa com a minha amiga no bar, eu fiquei um bom tempo pensando sobre como oferecer um tratamento que, além de alinhar os dentes em menos tempo que o tradicional, e conseguindo manter hábitos alimentares e atividades sociais (coisas que os alinhadores invisíveis resolvem), também possa oferecer o mais importante que todo mundo busca: garantia da manutenção da SAÚDE bucal, e BEM-ESTAR geral, QUALIDADE DE VIDA...
Após conversar bastante com colegas e com minha equipe de especialistas, nós encontramos uma solução. Analisamos com muita atenção o histórico dos mais de 3 mil sorrisos que já passaram pela minha equipe ao longo dos últimos anos, buscando exemplos, estudos de caso, etc. Enfim, buscando aprender com cada paciente que tratamos, com nossos erros e acertos, e procurando a melhor receita para garantir um tratamento ortodôntico tranquilo e em que o paciente consiga manter sua saúde bucal e bem-estar durante o tempo em que está usando aparelho.

O protocolo "BENEZZE Align & Health"
O resultado do nosso trabalho, da nossa pesquisa, foi o desenvolvimento do protocolo de atendimento “BENEZZE Align & Health”, que foi desenvolvido com base na metodologia SFEC+.
Com o “BENEZZE Align & Health”, o tratamento ortodôntico ocorre de forma tranquila, prazerosa, sem nenhuma restrição alimentar e sem sacrifícios sociais. O tratamento é mais rápido que você imagina (a maioria dos casos pode ser resolvido em até 12 meses). E, o mais importante de tudo, nós conseguimos garantir que sua saúde bucal será mantida impecável, e que você viverá com mais autoestima, com saúde e bem-estar geral.
Se você acredita que o protocolo "BENEZZE Align & Health" se encaixa na sua busca por um sorriso saudável com autoestima, saúde e bem-estar, então eu te convido a clicar no link aqui abaixo e conhecer os detalhes do tratamento. Vou te explicar os detalhes da metodologia SFEC+, e te apresentar os 3 pilares que garantem os resultados do protocolo BENEZZE Align & Health.
Conheça a clínica Benezze
Agora você já sabe que usar aparelho dental não precisa ser chato, e o tratamento ortodôntico não precisa impor sacrifícios alimentares e sociais. Com técnicas modernas e acompanhamento adequado, você pode sorrir com confiança enquanto desfruta plenamente dos seus hábitos alimentares e vida social, e mantendo sua higiene e saúde bucal sempre em dia.
Se você está se perguntando como seria a experiência como paciente da clínica BENEZZE. Posso garantir que nosso foco está em oferecer um atendimento personalizado, acolhedor e compassivo em todas as interações. Nossa equipe dedicada está aqui para apoiá-lo em cada etapa do processo, desde o momento em que você entra em nossa clínica até a conclusão bem-sucedida do seu tratamento. Sua satisfação e conforto são nossa prioridade número um, sempre.
Te convido a visitar o site da BENEZZE Odontologia & Bem-Estar, para você nos conhecer um pouco melhor, saber dos nossos princípios e valores, da nossa missão como empresa, etc. Se você se identifica conosco, e mora em Campinas-SP e região, também te convido para vir nos conhecer pessoalmente na clínica BENEZZE, para conversarmos sobre saúde bucal, autoestima e bem-estar.